06/04/14

REGIMENTO DOS OFICIAIS DA CASA REAL DelRei D. JOÃO IV (II)

(continuação da I parte)


XIX
Se ElRei for à oferta sendo dia disso, estará prestes um Reposteiro com uma Almofada de veludo, e beijando-a a dará ao Reposteiro-mor, e ele tomando-a em ambas as mãos, e beijando-a a porá aos pés do Celebrante que disser a Missa, que estará no derradeiro degrau do Altar; e se a Rainha estiver presente, lhe porá a Almofada para ela na mesma forma o seu Vedor. Ali irá ElRei com a Rainha, e o Celebrante lhe dará a Imagem a beijar, e lhe deitará a bênção, e se for Bispo lhe dará também o anel beijar, e o Esmoler que estará diante do Subdiácono lançará a oferta no prato, com que se tornará ElRei à cortina; e quando sair, se sairá o Príncipe e Infantes, e estarão em pé fora da cortina, até que S. Majestade volte; e quando passar lhe farão mesuras, e se tornarão a seus lugares; e isto mesmo usarão com o Príncipe, excepto ElRei, e a Rainha, que hão-de ficar nos seus lugares; e os Embaixadores, Duques, e mais pessoas em pé afastados dois passos dos seus lugares; e o mesmo farão ao Príncipe: depois dele irão os Infantes, cada um por sua idade, e em quanto forem e vierem, se não sairá ninguém da cortina; e os Infantes se porão os joelhos fora do altar.

XX
Se a oferta for em dia da Cruz, ou de missa nova, irão primeiro oferecer os Prelados por suas antiguidades, e toda a Capela depois deles; e então ElRei, Príncipe, Infantes, Embaixadores, Duques, Marqueses, Condes, e Fidalgos.

XXI
Em dia de Reis se fará a oferta nesta mesma forma, e só difere em que o Esmoler dará oferta ao Príncipe, e ele a ElRei que a lançará por sua mão no prato; e ao Príncipe dará a oferta um Infante havendo-o, e em todos os outros dias lançará sempre a oferta o Esmoler.

XXII
Em dia da Conceição em que S. Majestade vai à oferta, sai o Príncipe da cortina, e fora dela em pé, espera que S. Majestade volte, e com ele se torna a recolher.

XXIII
Em dia de Nossa Senhora das Candeias vão primeiro tomar as velas os Prelados e Capela, e depois vai ElRei, e estando a Rainha e Infantes, se faz tudo na forma referida. As velas dá quem faz o Ofício, e depois que ElRei vem do Altar a entrega ao Capelão-mor, e ele a dá a um moço fidalgo; e quando quiser sair a Procissão a torna a dar o moço fidalgo ao Capelão-mor acesa, e ele a dá a ElRei; e nesta forma se há-de fazer sempre que S. Majestade levar vela; e se estiverem presentes Rainha, Príncipe, e Infantes se fará o mesmo. A vela que se dá a ElRei será de uma vara e duas terças de cumprimento, e de cinco arrateis de peso. A da Rainha de uma vara e duas terças de cumprimento, menos um terço de uma sesma ["sesma", ou "sesmo", é a 6ª parte de algo], e quatro arretéis e meio de peso. A dos Infantes de vara e meia e de três arretéis e meio de peso. A dos Embaixadores e Duques de vara e terço e de três arretéis. A dos Arcebispos e Marqueses de vara e sesma e de dois arreteis e meio. A dos Bispos e Condes de uma vara e de dois arretéis. A do Conselho de uma vara menos uma sesma e arretel e meio; e assim a da Camareira-mor da Rainha não sendo Título, e sendo-o conforme ao título que tiver. A das Damas, Fidalgos, e Desembargadores de duas terças de vara e de três quartas; e para as outras pessoas de meia vara de cumprimento, e de quatro em arretel de peso.

XXIV
Na Procissão de dia das Candeias detrás do Bispo irá S. Majestade com os Comendadores com seus Mantos; e havendo alguns Prelados irão no coise dos Capelães diante do Celebrante; e os Fidalgos que não tiverem hábito ou Manto irão depois das pessoas que têm lugar detrás de ElRei.

XXV
Em dia de Cinzas a vai S. Majestade tomar ao Altar mor na mesma forma em que vai às Ofertas, e com as mesmas cerimónias; e depois que o Bispo a dá às Pessoas Reais, para o que lhe tiram a Mitra, a torna a pôr, e a dá aos Embaixadores, Duques, Marqueses, e Condes estando em pé; e depois se assenta, ea dá aos Oficiais da Casa, Fidalgos, e mais gente.

XXVI
Em dia de Ramos vão as Pessoas Reais tomar a Palma ao Altar, que lhe dá o Celebrante, e depois que se recolhe à cortina a dá ao Capelão-mor; e depois vão os Embaixadores e mais Corte na forma referida.

XXVII
Em dia de Páscoa dá o Mordomo-mor a vela a ElRei para ir com ela na Procissão; e quando se recolhe a torna a dar ao Mordomo-mor, e ele a entrega a um moço fidalgo; e isto mesmo se faz todas as vezes que ElRei leva vela que não vai tomar ao Altar, e o comprimento, e peso das velas nas festas que as há, sempre será o mesmo, que as de dia das Candeias. ElRei vai na Procissão com o Manto; e porque vai nela o Santíssimo, não lhe leva o Camareiro-mor a fralda, e a põe sobre os cabos da espada deixando-os porém desembaraçados; e o mesmo faz em todas as Procissões em que for o Santíssimo. Os Comendadores vão com seus Mantos do Pálio para traz e S. Majestade no couse de todos, seguindo-se junto a ele de uma e outra parte as Dignidades da Ordem, e depois os mais por suas antiguidades. Depois da Ordem de Cristo se seguirá a Ordem de Santiago, e depois dela a de Avis, ambas na mesma forma. Os Oficialis da Casa não terão nesta Procissão lugar, senão conforme a antiguidade do hábito que tiverem; e os da Cana, a não levarão, e se algum não tiver hábito, irá detrás delRei depois dos Criados que têm ali lugar.

(a continuar)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES