11/07/14

HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DA REAL BASÍLICA E MOSTEIRO DO SANTÍSSIMO CORAÇÃO DE JESUS DA CIDADE DE LISBOA (XI)

(continuação da X parte)

§ 4.º Neste dia achava edificado defronte, e ao lado direito da Basílica um magnífico edifício de madeira, que havia de servir para toda esta solenidade ricamente ornado, e tudo disposto na melhor ordem, como passamos a mostrar na seguinte planta.

Este edifício constava de vários repartimentos, e casas necessárias para a acomodação de S. Em.ª, e dos mais ministros; e também nele havia um Sacello proporcionado para aí se exporem as Relíquias, e uma vistosa varanda para circularem as procissões. A armação que o adornava era magnífica, como mostra a fiel atestação do Armador da Santa igreja Patriarcal, e é a que se segue:

"Relação de Tudo Que se Armou Para a Sagração da Igreja do Real Mosteiro do Coração de Jesus; e Para a Festividade do Dia 27 de Novembro em Acção de Graças. &.e

Parte 1.ª

A Capela das Relíquias foi toda armada de damasco carmesim, e o tecto guarnecido em roda de veludo, e apainelado com galões de palheta, e as paredes guarnecidas à romana com galões de ouro fino; docel ao altar de lustrina carmesim de ouro. Da parte da Epístola havia a tribuna para S. Majestade e Altezas armada de veludo carmim, e guarnecida de galões de outro fino: a esta se seguiam mais duas para a Família Real, armadas de damasco carmesim com guarnições de ouro fino: as acomodações interiores, e escadas das ditas tribunas tudo ornado de damasco. Da parte do Evangelho se armou o Trono de S. Eminência com docel, e os degraus se cobriram de pano encarnado, e se armou a quadratura dos Ex.mos Senhores Principais com bancos cobertos de pano verde, e os dos Principais do sólio, e os bancos rasos dos Capelães de S. Eminência, tudo conforme o costume da Santa Igreja patriarcal; como também o pavimento até à boca da dita quadratura foi coberto de pano verde, e os degraus do Altar com alcatifa da Índia, e todo o mais pavimento da dita Capela alcatifado. Havia mais na dita Capela uma credência coberta com um pano de veludo carmesim, e uma cadeira de veludo carmesim com dois degraus do dito com guarnições de ouro, que serviu no dia 14 de Novembro de tarde para S. Eminência sigilar as Relíquias, e depois da dita sigilação se tirou do Altar: e para Matinas se puseram dentro na quadratura de cada lado um banco de encosto, e um banco raso todos cobertos de pano verde; os de encosto para os R.os Bend.os da Santa Igreja Patriarcal, e os rasos para os capelães-cantores, que um dos ditos Rd.os Beneficiados que assistiram, capitulou as ditas Matinas, e depois de se acabarem se tiraram logo os ditos bancos.

Em roda da dita capela havia um grande transito; o qual de um lado dava serventia às portas da dita capela, e do outro às casas seguintes, que principiavam da parte do Evangelho.

Planta da Basílica
A casa de paramentos de S. Eminência, que foi armada de damasco carmesim, e guarnecida à romana com galões de ouro fino, e docel de veludo carmesim com guarnições de ouro, ao leito de paramentos, e o dito leito também com pano de veludo carmesim, e o degrau coberto de pano encarnado, e dois bancos de encosto para os Ex.mos Senhores principais, e o pavimento coberto de pano verde.

Seguia-se o camarim da falda, que foi armado de damasco carmesim, e as paredes em roda guarnecidas de galão de ouro fino; e havia no dito camarim uma cadeira de veludo carmesim com guarnições de ouro para S. Eminência, sobre um estrado coberto de pano encarnado, e uma credência com seu pano de veludo carmesim, e o pavimento coberto de pano verde.

A um lado havia uma pequena casa armada de panos de rás: seguia-se a casa da entrada de S. Eminência a qual tinha serventia para a rua, e foi armada de panos de rás, e cortinas nas portas e em roda tinha bancos cobertos de tafetá carmesim.

A casa para os Ex.mos Senhores Principais, que foi armada de panos de rás, e repartida em cubículos separados para cada um dos dt.os Ex.mos Senhores, cujos cubículos foram armados de damasco carmesim, e alcatifados de papagaio, e em cada um dos dt.os havia uma credência coberta de damasco carmesim, e um tamborete também de damasco carmesim: seguia-se a entrada dos ditos Ex.mos Senhores, que foi armada de panos de rás.

A casa para os Ilustríssimos Monsenhores, que foi armada de panos de rás, e cortinas nas portas, e de um lado tinha uma banca coberta de damasco, e de outro um banco também coberto de damasco.

Uma casa que serviu de sacristia, que foi armada de panos de rás, e tinha um lafo uma banca coberta de damasco.

Uma casa para os Reverendos Beneficiados da Santa igreja patriarcal, que foi armada de panos de rás, e tinha a um lado uma banca, e a outro um banco tudo coberto de tafetá carmesim.

Uma para os Revd.os Tesoureiros, que foi armada de panos de rás, com uma banca, e um banco coberto de tafetá carmesim.

Uma casa para os músicos da Capela, que foi armada de panos de rás, com uma banca e um banco coberto.

Havia mais casas separadas para capelães cantores, sacristas, criados, e maceiros, e todas as mais acomodações necessárias, e todas astas eram pintadas de branco, como também os trânsitos, e os tectos de todas as outras casas.

Antes de entrar a porta principal da dita Capela da parte do Evangelho, havia uma saleta armada de panos de rás, e cortinas nas portas, e se seguia a esta a escada, e coberto por onde S. Majestade entrou nos dias 14 e 15, que tudo foi armado de panos de rás.

Em frente da porta principal da dita capela se seguia a varanda, ou galaria que em quadro ia sair em frente das portas principais da igreja, pela qual se conduziu a procissão das relíquias, e era de balaustrada de ambos os lados, e o tecto e pilares armados de damasco carmesim tudo muito bem apainelado, e guarnecido de passamanes, e os envazamentos dos ditos pilares foram cobertos de veludo carmesim, e ornados ambos os lados da dita galeria, com tomado de damasco carmesim guarnecidos de galão de palheta e o pavimento alcatifado de alcatifas da Índia, da parte de fora junto ao tecto de um, e outro lado havia uma alpendrada de guarda sol, que foi coberta de tafetá carmesim, e com uma calha em roda de tafetá amarelo, tudo guarnecido de passamanes.

À entrada do pórtico da igreja havia uma casa de igual grandeza à capela das Relíquias, a qual foi armada do mesmo modo que a dita capela, e da parte da Epístola havia a tribuna de S. majestade, e Altezas, e se seguiam da Família Real, todas armadas com as outras, e ornadas pela parte de fora com cortinas, e cobertores de damasco de ouro carmesim, e as ditas tribunas além da escada que tinham para a dita casa, a qual foi armada de damasco, tinham mais outra para a rua com seu coberto para S. majestade se apear, que tudo foi armado de panos de rás.

Da parte do Evangelho havia o Trono de S. Eminência com docel branco de lustrina de ouro, com sanefas, e sabastos de veludo lavrado carmesim com fundos de ouro, e pano da cadeira de lustrina branca de ouro, e os degraus cobertos de pano encarnado, e a quadratura dos Ex.mos Senhores Principais coberta de panos de rás, e tudo o mais como na capela das relíquias. E junto ao Trono de S. Em.ª à parte de cima havia uma porta que saía para uma galeria que ia fechar em quadro, com a que se seguia em frente da porta principal da capela das relíquias, a qual foi armada, e ornada como a dita.

Havia mais outra galeria que começava junta com o arco da alpendrada da igreja e ia tornejando chegada à parede da parte do Evangelho, até finalizar na porta do palacete, a qual foi armada, e ornada do mesmo modo que as outras, e alcatifada de papagaio. E a alpendrada da igreja foi alcatifada de alcatifas de França.

Na igreja se puseram os doceis próprios que Sua Majestade mandou fazer, e foram os seguintes: Nas capelas do corpo da igreja de damasco de ouro carmesim; na capela do Santíssimo de lustrina carmesim de ouro; na capela mór de damasco de ouro branco rico, todos com guarnições de ouro fino. As tribunas de S. Majestade com sitiais, e panos de encosto próprios de veludo carmesim, com guarnições de de veludo carmesim, com guarnições de galão de palheta de ouro, e a casa das ditas tribunas se armou de panos de rás finos, com uma sanefa de veludo em roda, e cortinas de veludo às portas e janelas, tudo com guarnições de ouro. A casa imediata se armou também de panos de rás finos, com cortinas de guarnição de retroz nas portas e janelas com sanefas de veludo também com guarnição de retroz, e ambas as ditas casas foram alcatifadas com alcatifas da índia, como todas as outras tribunas.

Na Capela Mór da parte do Evangelho se armou o Trono de S. Eminência com espaldar de brocado branco e ouro, com sabastos de veludo lavrado carmesim, com fundos de ouro, e pano da cadeira também de brocado branco /e não teve docel, por impedir a vista da tribuna /, e se armou a quadratura para os Ex.mos Senhores Principais, e tudo o mais como é costume menos o pavimento que se não cobriu, nem se pôs alcatifa no degrau do Altar. No dia 15 enquanto andou a procissão, se armou na capela do Santíssimo o Trono para S. Eminência, para Tercia, com docel branco de lustrina de ouro, com sanefas, e sabastos de veludo lavrado carmesim, com fundos de ouro, e pano da cadeira também branco de lustrina, e quadratura, e tudo o mais como é costume, e pavimento coberto de pano verde e alcatifa nos degraus do Altar. Enquanto se cantou Tercia se cobriu o pavimento da capela-mós com uma alcatifa de França própria da dita capela: no cruzeiro da parte da Epístola havia o coreto para os músicos, o qual foi armado de pabos de rás; no dito dia 15 depois de toda a função se desarmaram as ditas duas quadraturas, e Tronos de S. Eminência, e se pôs a cadeira coberta de veludo para a sigilação das relíquias, que celebou o Ex.mo e Rev.mo Sr. Bispo do Algarve Confessor de Sua Majestade, na capela das relíquias, e se puseram dentro na quadratura da dita capela os dois bancos rasos cobertos de pano verde, um de cada lado para os Capelães Cantores da Santa Igreja patriarcal cantarem Matinas, que foram capituladas por um dos ditos, como as de todos os mais dias, que se cantaram na capela-mor da igreja.

Em dia 16, depois da sagração do Altar do Santíssimo, se alcatifou a capela com uma alcatifa da França, própria da dita capela, e se fez a procissão da trasladação do Santíssimo Sacramento, para a qual se tinha armado a portaria, e lucutório das religiosas. No dito dia de tarde se pôs na capela-mor a credência coberta de veludo carmesim, para a sigilação das relíquias que celebrou o Ex.mo Sr. Arcebispo de Lacedemónia, e se puseram também os dois bancos razos cobertos de pano verde para Matinas, e ficou tudo na ditacapela até ao último dia.

Em 17 depois da sagração dos dois primeiros altares do corpo da igreja, que sagrou o dito Ex.mo Sr. Arcebispo, se alcatifaram os degraus com alcatifas próprias, que logo serviram para a Missa, e á noite depois de Matinas se formou sobre o coreto dos músicos uma tribuna para Sua Majestade e Altezas verem as sagrações dos outros quatro Altares do corpo da igreja, cuja tribuna foi armada por dentro e por fora de damasco de ouro carmesim, e muito bem guarnecida, e se lhe fizeram todas as acomodações que é costume no corredor que fica por detrás das capelas da parte da Epístola, que se armou de damasco carmesim.

No dia 18, depois da sagração dos dois segundos altares que sagrou o Ex.mo Sr. Bispo do Pará Arcebispo Eleito de Braga, se alcatifaram os degraus dos ditos com as alcatifas próprias.

No dia 19, depois da sagração dos dois últimos altares, que sagrou o Ex.mo Sr. Bispo de Pinhel se alcatifaram os degraus dos ditos com alcatifas próprias.

Parte 2.ª

No dia 20 se desarmou a tribuna de S. Majestade que se tinha formado sobre o coreto, e se tornou a pôr o coreto na forma em que estava, e se armou de panos de rás; e tudo o mais ficou armado por ordem de S. majestade até ao dia 27, em que Sua Eminência cantou Missa de Pontifical, e Te Deum laudamus com assistência de S. majestade, e Altezas, e Côrte.

Para esta função serviu de Capela de Tercia, a que tinha servido das relíquias, na qual se pôs ao Altar docel branco de lustrina branca de ouro, e o Trono de S. Eminência também com docel, e pano de cadeira branco de lustrina de ouro, e docel imediato ao dito de veludo carmesim com guarnições de ouro para S. majestade, e para o Sereníssimo Príncipe Nosso Senhor, e cadeiras, pano de genuflecsório, e almofadas também de veludo carmesim com guarnições de ouro; a quadratura, e tudo o mais da mesma forma que serviu no dia 15. E junto à dita quadratura dos Ex.mos Snr.es Principais começava a quadratura da Corte, do modo que é costume nas funções que têm assistência da Côrte. A procissão de Tertia se conduziu para a igreja pela galaria que estava logo ao sair da porta da capela das relíquias, à parte esquerda que ia finalizar junto à alpendrada da igreja, e se taparam os vãos dos arcos da dita alpendrada, e os da dita galaria para reparar o ar, uns de panos de rás, e outros de pano branco, para entrar luz. Na igreja se armou o Trono de S. Emin~encia, como o que serviu no dia 15, e junto a este a este o de Sua Majestade e Altezas com o espaldar de lustrina carmesim de ouro, e cadeiras, pano de geneflessório, e almofadas de damasco de ouro carmesim, e a quadratura da Côrte, do modo que se pratica nas funções que têm assistência da Côrte.

No dia 28 se começou a desarmar tudo o referido. Fernando Antonio Fideie."

(continuação, XII parte)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES