10/11/14

OBRAS DE D. Fr. FORTUNATO DE S. BOAVENTURA (II)

Sé de Évora
(continuação da I parte)

17 - Fr. Fortunati a D. Bonaventura, Lusitanorum Cisterciensium Alumni et Chronographi, in Conimbricensi Academiae Linguae Graecae P. P. O. - Commentariorum de Alcobacensi Mstorum Bibliotheca Libri tres. in quibus haud pauca ad rem litterariam illustradam, ac fortassis augendam facientia, hucusque abdita, reserantur. Conimbricae, ex Typ. Academico-Regia. M. DCCCXVII. 4º grande de 632-XXIV pag.

Além das notícias importante a diversos respeitos para a bibliografia em geral, e portuguesa em particular, que se acham disseminadas por esta obra de sumo trabalho, encontram-se aí transcritos alguns fragmentos em linguagem, copiados dos códices respectivos. Entre estes, é talvez o mais importante uma versão antiga do começo do Tratado de S. Isidoro de Sevilha, que se intitula: "De ajuntamento de boos dictos e palavras". Ocupa de pag. 379 a 391.

A obra e seu autor foram elogiados pelos Cardeal Mai no tomo V do Spicileg. Roman. a pag. 97.

18 - Contra-memoria sobre o chamado baptismo do réu Manuel Inocêncio de Araujo Mansilha, executado a 20 de Junho de 1828; revista e acrescentada por seu autor nesta segunda impressão. Coimbra, na Imp. da Univ. 1830. 4º de 16 pag. - Já no presente volume, artigo C, 309 falei desta Memória, de que ainda não vi a primeira edição, dando-a então por anónima; porém posteriormente o meu amigo dr. Rodrigues de Gusmão me asseverou haver certeza de que fôra dela autor Fr. Fortunato. Com tão autorizado testemunho julgo poder atribuir-lha, sem receio de enganar-me.

19 - Vida e milagres de Santo António de Lisboa; obra de um autor anónimo,porém da Ordem dos frades menores: posta em linguagem e enriquecida de notas críticas e históricas, Coimbra, na Imp. da Univ, 1830. 8º gr. de 283 pag. - (com o texto latino em frente.)

20 - Brevíssima reposta às "Breves reflexões à História chonológica e crítica da R. Abadia de Alcobaça, pelo conselheiro João Pedro Ribeiro" Autor Fr. Fortunato de S. Boaventura. Lisboa, na Imp. Régia 1830. 4ª de 24 pag.

21 - Reposta às "Reflexões do conselheiro João Pedro Ribeiro sobre a Brevíssima resposta do P. M. Fr. Fortunato de S. Boaventura" Dada por Fr. Fortunato de S. Boaventura. Ibi, na mesma Imp. 1830, 4º de 24 pag.

22 - Ensaio de uma Dissertação histórico-critica, sobre os factos mais controversos da história do Conde D. Henrique, primeiro soberano de Portugal, e tronco da augustíssima casa reinante. Lisboa, na Imp. Régia 1833 fol.

Nele se tratam quatro pontos, ou questões: 1ª de quem foi filho?, 2ª sua jornada, ou jornadas à Terra Santa; 3ª Últimas acções de sua vida; 4ª Independência do seu condado.

Por causas não bem averiguadas, os exemplares deste opúsculo, que existiam todos na Imprensa Nacional por ocasião da mudança do governo de 24 de Julho de 1833, foram destruídos, ou se extraviaram por modo tal que nunca mais apareceram, ficando até a existência de semelhante obra incógnita aos que s interessam neste ramo da nossa literatura. O sr. Figaniere não teve notícia alguma do referido opúsculo, senão muito depois de achar-se impressa a sua Bibliogr. Hist. - Felizmente, um exemplar, antes daquela destruição, existia já fora, e em poder do sr. Francisco de Paula Ferreira da Costa, curioso investigador dos monumentos pátrios. Ele o facultou graciosamente ao sr. Lopes, editor do Panorama, e saiu com efeito reproduzido com toda a exactidão no tomo II da 3ª série deste semanário (1853); ficando assim ao alcance de todos que pretenderem haver conhecimento das opiniões do douto cisterciense àcerca de assuntos, que tão controvertidos têem andado entre os nossos historiadores.

23 - Sumário da vida, acções, e gloriosa morte do senhor D. Fernando, chamado assim dentro como fora de Portugal o Infante Santo; que de um manuscrito latino e inédito da Biblioteca Vaticana, trasladou em linguagem Fr. Fortunato, Arcebispo de Évora. Modena, na Imp. Pégia Cameral 1836. 8º - Conforme a notícia que desta obra dá o sr. António José Figueiredo, começa ela por uma prefação do tradutor em 8 pag., a que se segue o texto, prefaendo o computo de 61 pag., e mais XXIX de provas ilustrativas do mesmo texto. - O autor enviou para Portugal muitos exemplares, mas parece que todos se desencaminharam em Gibraltar, ou em algum outro ponto da costa de Espanha.

24 - Da imaculada Conceição de Maria. Dissertação polémica do Cardeal Lambruschini, vertida em português por D. Fr. Fortunato de S. Boaventura, Arcebispo de Évora, e publicada por António José de Figueiredo. Lisboa, 1849. - Precedida de uma introdução histórica e crítica, e acompanhada de várias notas do mesmo editor.

Além da estimável colecção de inéditos portugueses dos séculos XIV e XV, de que já se faz menção neste volume, artigo C, 351, publicou D. Fr. Fortunato em Itália a obra seguinte, que descrevo sob o testemunho do referido sr. Figueiredo, pois não tive ainda ocasião de a ver.

25 - S. Matini Bracarensis Episcopi. Formula honestae vitae ad minorem regem, quam post novissimam editionem Olissiponensem ad virginiti et amplius codices mss. recensabat, emendabat.... primaevae integritti nunc primum restituebat Fr. Fortunatus Arciepiscopus Elborensis. Mutinae, ex Typ. Reg. Camerae 1836 - fol. de XI-13 pag.

Desta obra havia já feito uma tradução portuguesa o académico António Caetano do Amaral (V no tomo I o artigo A, 474) servindo-se para isso exclusivamente da errada cópia que o P. Flores imprimiu no tomo XV da sua Espanha Sagrada. O Arcebispo apontou porém, e corrigiu os erros, tanto dessa edição de Flores, como de outras, em presença do códice existente na biblioteca do Vaticano, e de tudo dá razão extensa, nas notas que anexou à sua publicação, e no douto Comentário que pôs à frente do texto, e que ao juízo dos que o lerem é um espécimen de boa latinidade em nossos tempos modernos.

(continuação, III parte)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES