14/12/14

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (XLII)

(continuação da XLI parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap.V
Os Admiráveis Efeitos do Amor de Deus

1. Alma - Eu Vos bendigo, Pai Celeste, Pai de Jesus, meu Salvador, por Vos lembrardes de mim, pobre miserável. Ó  Pai de Misericórdia, Deus de toda a consolação!, eu Vos rendo graças por me alegrardes às vezes, sem o merecer, com as doçuras das Vossas consolações. Sede bem-vindo e glorificado com o Vosso Filho Unigénito e com o Espírito Consolador, por todos os séculos.
Ó meu Senhor e meu Deus que Vos dignais amar a minha alma, quando vierdes ao meu coração, todo o meu ser vibrará de contentamento.
Vós sois a minha glória e a minha alegria. Sois a minha esperança e o meu refúgio no dia das minhas atribulações.

2. Mas, porque ainda sou fraco no amor e improfícuo na virtude, necessito de que me fortaleçais e consoleis. Vinde, pois, muitas vezes, à minha alma e ensinai-lhe a obedecer-Vos.
Livrai-me das minhas paixões e curai o meu coração de todos os afectos desordenados, para que, curado no meu interior, possa ser puro para amar-Vos, forte para sofrer e firme para perseverar em Vosso serviço.

3. Grande coisa é o amor! Por certo que é um bem admirável. Ele faz leve o que é pesado. Ele faz sofrer com ânimo sereno as inconstâncias da fortuna. Ele conduz sem violência os que se afligem. Faz sentir doce o que é amargo.
O amor de Jesus é generoso. Impele as almas a empreender grandes acções e excita-as a desejar sempre as mais perfeitas. Encaminha sempre ao Céu e não sofre habitar a Terra. Quer viver livre das afeições mundanas para que a sua beleza interior não se ofusque embaraçando-se com os bens terrenos ou deixando-se oprimir pelos males do mundo.
Não há no Céu nem na Terra coisa mais doce, mais forte, mais ampla, mais sublime, mais agradável, mais completa, nem melhor que o amor.
O amor nasceu de Deus e, elevando-se acima de todas as criaturas, não pode descansar senão em Deus.

4. Quem ama voa, corre, vive alegre, é livre e nada o embaraça. Reparte tudo por todos e possui tudo em todos, porque descansa naquele bem único e soberano que é superior a tudo e do qual procedem todos os bens.
Não atende às dádivas, atende só a quem as dá.
O amor, às vezes, não sabe limitar-se, pois vai além de todos os limites.
Não há peso que o oprima, não faz caso dos trabalhos; empreende mais do que pode; não se desculpa com a impossibilidade, pois crê que tudo lhe é possível e permitido.
É poderoso para tudo e executa acções impossíveis para quem não ama.

5. É vigilante e até mesmo no sono não dorme. Fatigando-se, não se cansa; apertando-se, não se comprime; horrorizando-se, não se perturba. Qual ardente chama, sobe ao alto resistindo-lhe vigorosamente a tudo e rompendo com a maior segurança tudo o que se lhe opõe.
Só quem ama é que pode compreender os gritos do amor. Grande brado faz nos ouvidos de Deus aquele ardente afecto de que se acha penetrada a alma, quando diz: «Senhor, Vós sois o meu Deus, o meu amor e, se sois todo meu, também sou todo Vosso.»

6. Dilatai o coração para que mais Vos ame e aprenda quanto é doce amar-Vos e como que dissolver-se no Vosso amor.
Possua-me o amor, de sorte que, pelo seu vigoroso impulso, me eleve sobre mim mesmo.
Entoe eu o cântico do amor.
Eleve-se a minha alma convosco, siga-Vos de tal maneira que, em transportes de afecto, se abisme nos Vossos louvores.
Ame-Vos eu mais do que a mim, nem o amor de mim mesmo seja senão por Vosso amor. Em Vós eu ame a todos os que verdadeiramente Vos amam, como ordena essa lei do amor, que é um raio da Vossa luz.

7. O amor é diligente, sincero, pio, alegre, agradável, forte, sofredor, fiel, prudente, constante, varonil, sem procurar jamais o seu próprio interesse. Tanto que se alguém procura o seu próprio cómodo, logo perde o amor.
O amor é circunspecto, humilde, recto; não é frouxo nem leviano, nem se aplica a coisas vãs.
É temperado, casto, firme, quieto, vigilante na guarda de todos os seus sentidos.
É submisso e sujeito aos superiores hierárquicos e a si mesmo se tem em pouca monta.
É cheio de ardor e reconhecimento para com Deus, em quem conserva sempre uma confiança inalterada, mesmo no tempo da desconsolação, porque o amor não se vive sem penas.

8. Quem não está resolvido a sofrer tudo na ideia de que não tem outra vontade senão a do seu Amado, não merece o nome de amador.
Importa a quem ama abraçar de boa vontade as coisas mais ásperas e amargas, por amor da pessoa amada e não deixar de amá-la ainda que por ela venham contrariedades.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES