02/01/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (XLVIII)

(continuação da XLVII parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap. XI
Devem se Examinar e Regular os Desejos do Coração

1. Cristo - Filho, quero ensinar-te muitas coisas que ainda não sabes bem.
Alma - Que coisas são essas, Senhor?
Cristo - Sujeita inteiramente a tua vontade à minha. Não ames a ti mesmo, mas abraça com ardor o que eu quiser.
Quando sentires estes desejos, que por muitas vezes te acometem com veemência, verifica se é a minha glória ou o teu próprio interesse que te move. Se eu for a causa pela qual te moves, ficarás em paz, seja qual for o sucesso da tua empresa, mas, se nela tiveres misturada alguma coisa da própria comodidade, tu te acharás aflito se não a realizares.

2. Vigia, pois, e não te dês por seguro nos desejos que formares em ti mesmo sem me consultar, para que não te aches depois obrigado a arrepender-te e a reprovar o que desejaste com tanto ardor.
Não se devem seguir todos os movimentos que à primeira vista parecem bons; nem também rejeitar logo tudo o que parece mau.
É bom, algumas vezes, usar de suspensão, ainda nos bons movimentos e nos bons desejos, com medo de que eles, por sua importunidade, te encham o espírito de distracções, ou por falta de regulação, escandalizem os outros, ou porque, achando na sua execução alguma resistência estranha, te lancem em perturbações e desmaios.

3. Em se tratando, entretanto, dos desejos da sensualidade, deves usar de violência e combatê-los com valor, não atendendo ao que a carne quer ou não quer, mas trabalhando por sujeitá-la, apesar da sua rebelião, ao império do espírito.
Deves castigá-la e sujeitá-la ao teu domínio, até que ela se renda pronta para tudo, até saber contentar-se com o pouco, até amar o que for mais simples, até, finalmente, receber sem repugnância aquilo mesmo que desagradar aos seus sentidos.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES