27/02/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (LXI)

(continuação da LX parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap. XXIX
Como Invocar a Deus no Tempo das Tribulações

1. Alma - Senhor, Vós quisestes que viessem sobre mim estas tentações e este trabalho; seja bendito para sempre o Vosso nome. Conhecendo que não posso fugir-lhes, devo necessariamente recorrer a Vós, para que me ajudeis e os convertais em minha utilidade. Senhor, acho-me agora na atribulação, o meu espírito está sem sossego por causa desta paixão que me atormenta vivamente. Que Vos direi agora, ó Pai amabilíssimo?  Vejo-me cativo das maiores angústias. Livrai-me desta hora.
Vós permitistes que eu chegasse a ela para glória Vossa, a fim de fazerdes brilhar o poder da Vossa graça, humilhando-me e librando-me de um tão grande perigo. Agrade-Vos, Senhor, o livrar-me. Eu, pobre, que posso fazer e para onde posso ir sem Vós? Dai-me, Senhor, paciência ainda por esta vez. Ajudai-me, Deus meu, e eu não temerei cair na tentação, por mais violenta que ela se apresente.

2. Que posso dizer-Vos neste estado? Senhor, faça-se a Vossa vontade. Eu bem mereço as angústias e atribulações. Convém que eu sofra. Agrade à Vossa bondade que tudo suporte com paciência até que passe a tempestade e venha a bonança. A Vossa mão é poderosa para me tirar desta tentação e para diminuir a sua violência, a fim de que me vença. Esta graça já me tendes concedido muitas vezes, ó meu Deus, minha suprema misericórdia! E, quanto mais dificultosa é esta mudança para mim, tanto mais fácil é ela para Vós, porque é obra da dextra do Altíssimo.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES